Blog do Centro de Fotografia ESPM-Sul: um clique para o mundo

Ainda mais prazeroso que fazer um bom conteúdo é criar a casa dele, desde a primeira linha. Lá em 2010, propusemos ao Centro de Fotografia da ESPM-Sul a criação de um blog especializado no tema. Afinal, um trabalho de excelência e tão cuidadoso merece ser muito bem divulgado. Nada mais justo que produzir um blog com conteúdo voltado a fotógrafos e apaixonados pela fotografia, que acabou adquirindo um público muito fiel, tornando-se um verdadeiro banco de referências na área.

Com frequência de dois posts por semana, são mostrados usos diversos da fotografia, nas suas mais variadas abordagens, desde o fotojornalismo até propostas artísticas em que fotógrafos utilizam a fotografia como linguagem para expressar sua arte. E já que esse universo é tão plural, nada mais natural que trazer a visão dos fotógrafos, tanto internacionais quanto locais, sobre o tema e seus próprios trabalhos.

Um dos destaques mais interessantes sobre um olhar daqui foi a pesquisa do professor da ESPM Guilherme Lund na fototeca do Museu Joaquim Felizardo, catologando e restaurando fotos de acervo de uma antiga Porto Alegre, incrivelmente retratada pelos irmãos Ferrari, desde o final do século 19.

E como uma das maiores belezas da imagem é poder fazer a gente viajar, o blog passeia do histórico ao contemporâneo. A ideia é mostrar ensaios bem diferentes uns dos outros, com retratos, paisagens, registros científicos, reportagens… A fotografia de Ellie Davies é um belo exemplo (entre tantos que estão no blog) da fotografia contemporânea: é possível enxergar não apenas um resultado final, mas todo o processo de trabalho da artista.

O blog também acompanha a produção de alunos e professores, com coberturas de aulas e divulgação da participação em exposições e eventos de fotografia. Vale destacar: o Centro de Fotografia da ESPM-Sul é um espaço de referência em infraestrutura e está entre uma das melhores escolas de foto do Brasil, com professores reconhecidos no mercado e no mundo das artes.

E para quem quer aprofundar seus conhecimentos de fotografia, fica a sugestão: o Centro de Fotografia da ESPM-Sul possui um Curso Anual e cursos de férias que desenvolvem temas e habilidades mais específicas. Pra se inspirar, dá pra começar visitando os cinco anos repletos de referências do blog.