14ª Corrida para Vencer o Diabetes – a campanha

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A gente já disse aqui que o nosso objetivo com a campanha da 14ª Corrida para Vencer o Diabetes é quebrar todos os recordes de arrecadação para o ICD, certo? Agora vamos contar como a gente pretende atingir essa meta na prática. Ressaltamos quatro pontos nesse trabalho: 1) nos puxamos no conceito e na linha gráfica da campanha; 2) fizemos uma camiseta incrível; 3) criamos uma versão online para a corrida e 4) causamos envolvimento.

1) uma corrida onde todos saem vencedores

O tema GreNal, tão querido pela gauchada, não ficou de fora da campanha de divulgação da 14ª Corrida para Vencer o Diabetes. A rixa entre os dois times é boa e todo mundo gosta, mas comunicamos, acima de tudo, o caráter solidário do evento. Nessa corrida, todos que vestem a camiseta e participam são vencedores. Mas e o prêmio? Não poderia ser melhor: a satisfação por ter apoiado uma causa das mais nobres, que garante a qualidade de vida de milhares de crianças.

2) fizemos uma camiseta incrível

Todo ano a corrida ganha uma cara nova, e em 2012 quisemos dar a melhor cara de todas – começando pela camiseta, afinal, a venda desse produto é uma das principais fontes de recurso do ICD. Para nos dar uma mão nessa empreitada chamamos o artista gráfico Gonza Rodriguez, argentino e gênio conhecido por suas charges futebolísticas. É do cara a autoria das ilustrações que estampam as camisetas da dupla Gre-Nal nessa edição do evento. A águia que simboliza o ICD e a causa segue presente na 14ª Corrida, óbvio, só que com mais garra do que nunca:

Camiseta do Grêmio

Camiseta do Inter

 3) o percurso digital da 14ª Corrida para Vencer o Diabetes

Em 2012, o trajeto vai bem além dos arredores do Parcão, aqui em Porto Alegre: na 14ª Corrida para Vencer o Diabetes, o percurso se estendeu ao mundo, e o céu é o limite! Levamos o espírito da corrida tradicional para a internet, mais especificamente para a página do ICD no Facebook. Lá, um aplicativo convida gremistas e colorados a apoiarem sua equipe na disputa, levando os times e a causa o mais longe possível. Cada corredor avança um metro no trajeto, e ainda corre o risco de percorrer um metro premiado e receber em casa uma camiseta autografada por um ídolo do Grêmio ou do Inter.

Além da disputa saudável entre as torcidas, levamos para a web também o comércio de camisetas: os tradicionais pontos de venda seguem espalhados por Porto Alegre e arredores, mas agora também estão no site do ICD. Com a possibilidade de compra online, que inauguramos esse ano, o pessoal que mora no interior do estado não precisa mais vir correndo para a capital pra comprar a camiseta =]

4) ENVOLVIMENTO

De novo essa história de envolvimento? Sim, porque é nisso que acreditamos, e é assim que trabalhamos. Na campanha para o ICD, o envolvimento foi, mais uma vez, decisivo para que tudo desse certo.

Obviamente toda a campanha foi desenvolvida no amor, sem custos para o ICD. Mais obviamente ainda, contamos com o apoio de muita gente bacana para tirar a ideia toda do papel. O mínimo que a gente pode fazer é deixar registrado aqui o nosso agradecimento às pessoas e empresas que foram essenciais nesse trabalho, e aceitaram o nosso convite para fazer essa campanha que não tem preço:  Gonza Rodriguez, que fez a ilustração das camisetas; DZ Estúdio, que viabilizou a ideia do aplicativo e contribuiu muito na estratégia online; Estúdio Me, pelo registro e manipulação das imagens da campanha, inclusive das camisetas; Marprom, que nos deu uma baita força em ações pontuais; VS Digital, pela impressão de cartões; Magic Image, pela impressão de adesivos e backdrops, e por aí vai. Na verdade, se a gente fosse citar todo mundo que tornou possível essa campanha, a Copa do Envolvimento e tudo mais, esse post seguiria até o infinito.

Ah, fica o nosso obrigadão também ao Grêmio e ao Inter que, assim como a gente, também vestiram a camiseta =]

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