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A Digímer, conhecida rede de lojas de artigos de informática do Rio Grande do Sul, completou 27 anos em 2009. Com 7 lojas em principais pontos da Grande Porto Alegre, é um dos nomes mais representativos do setor de artigos de informática.

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Por todo esse período, a Digímer viu muitos concorrentes surgirem e se despedirem do mercado com a mesma frequência. Mesmo acompanhando o desenvolvimento do mercado, a empresa sempre apostou nos seus pontos fortes: o atendimento acessível e a grande variedade de produtos oferecida nos pontos de venda. Em 2008, a marca se reposicionou com uma proposta de renovação visual e adoção de um novo conceito, o “Você quer mais, a gente tem”. Através deste conceito, a Digímer trabalhou a proximidade e a variedade de produtos, expressa em campanhas publicitárias, abertura de novas lojas em pontos estratégicos e ambientações dos  PDV’s com o novo conceito.

Por ser uma empresa do segmento varejista, a Digímer dificilmente teve espaço para trabalhar a marca institucionalmente. Com a chegada de seus 27 anos, percebemos que a comemoração do aniversário seria uma oportunidade de valorizar o novo posicionamento, trabalhando os atributos importantes da marca: a confiança dos consumidores e a especialização da empresa.

Como objetivo, estava claro que precisávamos criar interação e envolvimento com o posicionamento da marca através de uma grande promoção nos PDV’s. Fomos além, conectando o universo online e offline via internet, sem deixarmos de lado o marketing direto e a propaganda.

Para cumprirmos este objetivo, lançamos uma campanha promocional de conceito “Digímer. 27 anos na sua memória.”. Apoiada em um hotsite, elaboramos 27 listas – a mais nova mania da internet – sobre assuntos comuns ao público da grande capital. As listas, por trazerem a tona assuntos divertidos, geravam identificação imediata com o público. As 27 frases de para-choque de caminhão; os 27 craques do Rio Grande do Sul, que envolvia conhecimento de terreno, e, claro, as 27 dicas para melhorar o PC.

Cupons dispostos nas lojas Digímer
Cupons dispostos nas lojas Digímer
Frontlight desenvolvido para a campanha
Frontlight desenvolvido para a campanha

As listas traziam 26 itens fixos, com um espaço em branco para o público complementar com opções criativas. As opções mais originais de cada lista foram premiadas pela Digímer.

Para divulgar a promoção cultural e despertar curiosidade no público com o objetivo de levá-lo ao hotsite, utilizamos diversos meios direcionados ao público final e ao público fornecedor, importante na atuação das lojas Digímer.

As regiões do entorno das lojas receberam materiais diversos, como bus doors, front lights e outdoors com o logo da promoção, link para a participação no hotsite e os prêmios da ação promocional.

Banner
Banner

A campanha também foi parar no rádio com 3 spots distintos, que traziam exemplos de listas e convidavam o público a participar.

Spot 30 Digímer I

Spot 30 Digímer II – Ofertas

Spot Digímer Geral III

Nos pontos de venda, as lojas receberam banners de vitrine, adesivos de chão, móbiles, uniformes para os funcionários e encartes, todos identificados com a campanha promocional. Uma das listas elaboradas  foi composta de produtos promocionais e só conseguiria ser completada após visitação às lojas e à identificação dos produtos através de adesivos indicativos. Ainda haviam cupons com listas incompletas que poderiam ser incluídas nas urnas disponíveis nos balcões, cujas respostas competiriam com as enviadas via hotsite.

Adesivo aplicado na loja
Adesivo aplicado na loja

Na internet, o hotsite interativo que trazia as 27 listas permitia a divulgação instantânea no Twitter do usuário.

Como apoio à campanha, elaboramos uma forte campanha de seeding, presente nas redes sociais Orkut e Twitter, com a atuação de dois perfis criados pela agência no período anterior à campanha, com total penetração no ambiente do público. Além disso, uma estratégia de Relações Públicas tradicional também foi aplicada, gerando repercussão da ações em diversos veículos online e offline.

Ações de Seeding no Twitter
Ações de Seeding no Twitter
Mais algumas ações de seeding
Mais algumas ações de seeding

Os parceiros de fornecimento das lojas Digímer também formam um público de grande importância, uma vez que a boa relação também significa participação de investimentos na comunicação além do fornecimento de novidades e produtos exclusivos para as lojas.

Verso do cupom de participação
Verso do cupom de participação

Fortalecendo o trabalho de Marketing Direto, foram enviados materiais com a descrição da ação, convites para a participação além de CDs com músicas que compunham as divertidas listas 27 músicas que todo mundo tem vergonha de gostar e 27 bandas de uma música só.

Como resultado, colhemos os frutos de um trabalho acompanhado integralmente por nós. Em apenas um mês de permanência do hotsite, tivemos mais de 3.500 participações e um tempo médio de permanência de mais de 6 minutos. Os resultados do hotsite  representaram o envolvimento e a interação do público, objetivos buscados desde que traçamos a ideia promocional.

selo

O retorno da ação foi  percebido nas próprias lojas: os clientes comentando a ação, trocando sugestões de respostas com os funcionários e buscando os prêmios, além da massiva participação dos fornecedores na divulgação da campanha. Estes são os resultados de um trabalho comprometido com o negócio do cliente: vender.