67 dias e 8 horas de muito metal

LGPD: o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados no marketing da sua empresa
Agência de publicidade: por que contratar, se posso internalizar?
Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

67 dias e 8 horas. Esse foi o tempo exato que o Grupo Medabil levou para construir a estrutura de sete andares do hotel Ibis Canoas, finalizada no dia 29 de outubro. 67 dias e 8 horas foi, também, o tempo que levamos para construir o Diário da Obra, site com atualizações constantes que levou o cotidiano de uma construção em estrutura metálica para além dos limites do canteiro.

Nossa missão com o projeto Construção em Tempo Recorde foi expor as vantagens dos sistemas construtivos do Grupo Medabil. Tarefa não muito árdua, visto que o método, além de exigir um tempo muito (mas muito) menor para a conclusão, oferece ganhos ao meio ambiente, aos investidores do empreendimento, ao público que irá usufruir da estrutura (sobretudo no quesito segurança), e por aí vai.

Já difundida em outros países, a construção metálica ainda não é corriqueira no Brasil. Nosso objetivo foi ampliar a comunicação dessa solução ao mercado especializado, mostrando que existem outras opções além da alvenaria.

A estratégia de divulgação foi baseada principalmente na geração de conteúdo, centralizada no site www.construcaoemtemporecorde.com.br e apoiada pelas redes Twitter, Facebook e Flickr. Com atualizações diárias de duas em duas horas, o site trouxe informações técnicas sobre cada uma das etapas de montagem do hotel e mostrou que nem só de aço se faz uma construção em estrutura metálica. História, entrevistas com grandes nomes da engenharia e curiosidades também pautaram a cobertura quase em tempo real da evolução do Hotel. Ah, teve também um infográfico que explicou a evolução da obra conforme o projeto ia se desenvolvendo.

Essas informações todas, claro, não brotaram do nada. Foi necessário acompanhar, conhecer de perto todos os detalhes do empreendimento, desde a fase de concepção do projeto, passando pela etapa de fabricação de cada peça até chegar ao canteiro para montagem. Quando a gente comenta por aqui que se envolve a fundo nos projetos não é papo furado – e tá aqui o pessoal da Geração de Conteúdo da Duplo, agora capazes de escrever um livro sobre construção em estrutura metálica, que não nos deixa mentir.