ESPM e a geração de conteúdo

LGPD: o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados no marketing da sua empresa
Agência de publicidade: por que contratar, se posso internalizar?
Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

Gerar conteúdo relevante para seus públicos-alvo foi uma das formas que encontramos para a ESPM dar apoio às ações de mídia tradicional e gerar envolvimento com a sua marca. A primeira experiência posta em prática por nós na geração de conteúdo para a ESPM foi através da Escola de Criação.

logo-espm_alterado

A Escola de Criação oferece atualmente 8 cursos de extensão para a área de comunicação envolvendo diversas áreas, como criação, planejamento, internet, fotografia e produção audiovisual. A diversidade de cursos oferecidos atrai públicos de perfis e interesses bastante diferentes. Para conseguir se comunicar e criar um relacionamento com públicos tão singulares, desenvolvemos uma estratégia que agregou diversos canais de comunicação online que atendessem de maneira igual os alunos e interessados nos cursos da Escola de Criação.

Além da divulgação dos cursos de uma maneira abrangente, a estratégia de geração de conteúdo também visa mostrar os “bastidores” da Escola de Criação. Um ambiente para saber mais da vida pessoal e profissional dos professores, para armazenar, interagir e comentar os trabalhos dos alunos e – principalmente – para gerar e consolidar um senso de comunidade online. A maneira que encontramos de fazer com que os alunos e ex-alunos também se tornassem parte da divulgação dos cursos, através da apresentação daquilo que produzem e da vivência desenvolvida dentro da sala de aula.

O conteúdo produzido gira em torno de diversos canais, mas principalmente do Blog da Escola de Criação. No ar desde fevereiro de 2009, o blog é a grande fonte de conteúdo relevante produzido para e pelos alunos e professores dos cursos da Escola de Criação. Com mais de 10.000 visitantes únicos desde sua criação, uma média de 2.000 visitantes únicos por mês, o blog conjuga em parceria com os alunos os quatro principais verbos da Escola: criar, planejar, fotografar e filmar. Nele, os bastidores da Escola são mostrados através da percepção dos alunos sobre as aulas ministradas, através do sucesso de cada aluno e das valiosas dicas dos profissionais e professores que passam por lá. Além dessa grande vitrine, o blog também apresenta diariamente os conteúdos mais relevantes que surgem dentro dos mercados de cada curso, interessando ao público que ainda não é integrante da Escola.

Blog da Escola de Criação
Blog da Escola de Criação

Além do blog também criamos um Twitter da Escola de Criação, e o Site Congregador, que une todo o conteúdo produzido dentro da Escola de Criação e todos os canais utilizados na estratégia de comunicação online, englobando todos os cursos. Entre os canais disponibilizados para a apresentação dos fatos e trabalhos da Escola de Criação estão: Flickr, Youtube, SlideShare, Carbonmade, MySpace, Twitter e o próprio blog da Escola.

Twitter da Escola de Criação
Twitter da Escola de Criação
Site Congregador de conteúdo da Escola de Criação
Site Congregador de conteúdo da Escola de Criação

Após o sucesso da experiência de produção de conteúdo, a ESPM ampliou o uso dessa estratégia e hoje conta também com o Blog da Graduação, que faz uma cobertura diária sobre o cotidiano da faculdade, abordando assuntos relevantes para o público-alvo da escola, formado por estudantes que estão finalizando o ensino médio e fazendo vestibular.

Blog da Graduação ESPM
Blog da Graduação ESPM
Twitter da Graduação ESPM
Twitter da Graduação ESPM

O nosso envolvimento com a ESPM na geração de conteúdo ainda promete muitos capítulos nesta história de sucesso.