GP Bontempo: gamificando (e melhorando) o cotidiano do cliente

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Alguns chamam gamificação de tendência, outros sabem que ela está presente em praticamente tudo o que fazemos. Desde sempre transformamos práticas simples em jogos como uma forma de motivar. A razão disso não poderia ser mais simples: funciona. E é exatamente por esse motivo que gamificamos o cotidiano de um de nossos clientes, a Bontempo. Ou melhor: das mais de trinta franquias da marca distribuídas pelo Brasil afora. Para transformar em jogo as tarefas que essas lojas realizam diariamente, desenvolvemos o Grand Prix Bontempo, um game com ares de rede social que envolve os participantes e estimula o engajamento. Para completar, a mecânica do jogo foi totalmente definida para estar alinhada com os objetivos da empresa.

Ao trazer tarefas como metas de vendas e participação em treinamentos para um contexto de jogo, o GP Bontempo estimula o engajamento das franquias, oferecendo diversos tipos de recompensas reais ou virtuais aos jogadores que cumprirem os objetivos com maior taxa de sucesso. A execução de tarefas pré-estipuladas e o alcance destas tarefas dá pontos e libera insígnias (tipo badges, sabem?) que representam benefícios reais. Para acompanhamento e gerenciamento do jogo, foram criados dois ambientes virtuais distintos: um para as franquias, onde cada loja podem consultar seu progresso (e compará-lo com as outras lojas), e outro para a Bontempo, onde é possível ter o controle completo do jogo com ranking geral, liberação de pontos, níveis, tarefas e benefícios, entre outros detalhes.

Mais do que qualquer outra coisa, foi a forma que nós, Duplo e Bontempo, encontramos de motivar as pessoas e induzi-las a um novo comportamento. Sem impor nada, de um jeito leve e divertido, são valorizadas as iniciativas, posturas e comportamentos que estão de acordo com a marca. Assim, desenvolvemos incentivos tangíveis e intangíveis para desenvolver a postura e as ações que se espera dos franqueados Bontempo, elevando a rede a um novo patamar de eficiência. Sempre com uma visão positiva, valorizando as melhores práticas e fazendo com que o bom exemplo seja reconhecido, valorizado e, por fim, seguido por todos.