Para falar de humildade situacional, precisamos inicialmente lembrar que, como pessoas, possuímos quatro tipos de conhecimento:
- Aquilo que eu sei que eu sei
- Aquilo que eu sei que não sei
- Aquilo que eu não sei que sei
- Aquilo que eu não sei que não sei (ou seja, aquilo que acho que sei)
A arrogância de acharmos que sabemos de tudo é perigosa, principalmente para quem trabalha no campo da comunicação. Esse comportamento nos impede de aproveitar a área do conhecimento em que temos mais oportunidades de crescer. Muitas vezes, quando achamos que sabemos e afirmamos algo como certo, a mente se fecha para o novo, já que assumimos o que conhecemos como verdade. A própria mente se torna um obstáculo para nossa evolução, e fica difícil enxergar as coisas além do que está exposto na superfície. Frequentemente, acabamos deixando escapar algo e perdemos chances valiosas.
Por outro lado, ao desenvolvermos a humildade situacional, assumindo a postura de quem não sabe tudo, mantemos a mente curiosa e aberta ao novo. Dessa maneira, aumentamos bastante a capacidade de ressignificar problemas e estímulos que nos são apresentados para, a partir deles, construir soluções mais assertivas nas empresas em que trabalhamos.
Humildade situacional para entender melhor o cliente
Não é a toa que na Agência Duplo toda relação com um novo cliente começa com o nosso produto de diagnóstico denominado Imersão, através do qual procuramos conhecer melhor o negócio do cliente e seu contexto, colocando à prova todas as verdades que ele nos traz. É um momento em que ouvimos e observamos muito, mas também questionamos mais ainda – buscamos nas entrelinhas, no desconhecido, enxergar por novos ângulos, mergulhando no mundo do cliente e ressignificando suas verdades.
A Imersão é um investimento de tempo e recursos fundamental para a realização de um trabalho de comunicação eficiente e eficaz. Com o aprendizado gerado durante a imersão, conseguimos adquirir nosso “direito de piso”, primeiro entendendo melhor o cliente e seu negócio, para então sugerir soluções que coloquem a empresa em movimento – o mais rápido e com o menor esforço possível – em direção aos resultados almejados. Ao término do projeto de Imersão, teremos mapeado as iniciativas de comunicação que vão gerar real valor para o cliente e compor seu trabalho de comunicação e marketing conosco.
“We fail more often because we solve the wrong problem than because we get the wrong solution to the right problem.” – Russell L. Ackoff
Gosto de lembrar sempre que a comunicação não é uma ciência exata. Porém, isso não significa que não possamos evoluir além dos “achismos” que, por vezes, ditam os trabalhos dessa área. Na Duplo, acreditamos que há técnicas para amenizar a margem de erro do que fazemos, principalmente quando acrescentamos à receita uma bela pitada de dados + metodologia + criatividade + muita humildade situacional.
No próximo post, compartilho algumas dicas que podem ajudar a aumentar sua assertividade na resolução de problemas a partir da humildade situacional.
Quer saber como colocar a comunicação a serviço do seu negócio? Venha tomar um café conosco.
Tuti Marques
Diretor da Agência Duplo