A humildade situacional é fundamental para pensarmos a comunicação – que é, acima de tudo, a arte da significância. Entender como os estímulos são interpretados e valorizados pelas pessoas é fundamental para o sucesso de um projeto de comunicação. Compartilho algumas dicas que podem ajudar a aumentar sua assertividade na resolução de problemas a partir da humildade situacional – caso não tenha lido, confira a parte 1 deste texto. Afinal, a vida é curta demais para estarmos solucionando os problemas errados, não acha?
1. Transforme afirmações em perguntas
Aqui na Duplo buscamos, sempre que possível, transformar afirmações em perguntas. Enquanto uma afirmação fecha o raciocínio, terminando nela mesma, o questionamento deixa nossa mente aberta ao novo, permitindo que possamos ver além do horizonte. Assim, mesmo as ditas verdades absolutas são colocadas à prova. Isso é fundamental para o sucesso dos nossos projetos. Procure transformar em pergunta tudo que for apresentado a você como afirmação, e mantenha a questão permanentemente aberta a novas ideias e significados.
2. Mais do que ouvir, sentir
Quando estamos interagindo com outras pessoas e buscando entender o seu comportamento, o ideal é falarmos menos e ouvir mais. Essa é uma ótima dica, pois quanto menos influenciarmos o outro e quanto mais estivermos presente, com a escuta aberta, melhor será nossa compreensão dos elementos e do contexto. Agora, quando colocamos o coração para escutar, quando praticamos a empatia e buscamos sentir o que o outro está sentindo, nos conectamos mais profundamente ao significado real do comportamento humano. Procure praticar a empatia, coloque-se no lugar do outro sem julgar. Isso é muito mais difícil do que parece, mas extremamente necessário para compreendermos o que de fato está sendo dito.
3. Use a intuição, mas tenha método
Se você não tiver intuição, método nenhum vai ajudá-lo. Mas mesmo com ela você poderá fracassar. A intuição é uma condição necessária para encontrar soluções, mas não basta. É necessário ter um método para libertar, focalizar e criticar a sua intuição se você quiser chegar a soluções simples e práticas.
4. Aceite a simplicidade inerente das coisas
Simplicidade inerente quer dizer que a realidade é governada por poucos elementos e que qualquer conflito existente pode ser eliminado. Aceite esse fato e se permita pensar com clareza.
Estes são apenas quatro pequenos exemplos de como podemos investigar, conectar, processar e criar soluções a partir de uma postura positiva e aberta.
Quer saber como colocar a comunicação a serviço do seu negócio, venha tomar um café conosco.
Tuti Marques
Diretor da Agência Duplo