Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

A humildade situacional é fundamental para pensarmos a comunicação – que é, acima de tudo, a arte da significância. Entender como os estímulos são interpretados e valorizados pelas pessoas é fundamental para o sucesso de um projeto de comunicação. Compartilho algumas dicas que podem ajudar a aumentar sua assertividade na resolução de problemas a partir da humildade situacional – caso não tenha lido, confira a parte 1 deste texto. Afinal, a vida é curta demais para estarmos solucionando os problemas errados, não acha?

1. Transforme afirmações em perguntas

Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

Aqui na Duplo buscamos, sempre que possível, transformar afirmações em perguntas. Enquanto uma afirmação fecha o raciocínio, terminando nela mesma, o questionamento deixa nossa mente aberta ao novo, permitindo que possamos ver além do horizonte. Assim, mesmo as ditas verdades absolutas são colocadas à prova. Isso é fundamental para o sucesso dos nossos projetos. Procure transformar em pergunta tudo que for apresentado a você como afirmação, e mantenha a questão permanentemente aberta a novas ideias e significados.

2. Mais do que ouvir, sentir

Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

Quando estamos interagindo com outras pessoas e buscando entender o seu comportamento, o ideal é falarmos menos e ouvir mais. Essa é uma ótima dica, pois quanto menos influenciarmos o outro e quanto mais estivermos presente, com a escuta aberta, melhor será nossa compreensão dos elementos e do contexto. Agora, quando colocamos o coração para escutar, quando praticamos a empatia e buscamos sentir o que o outro está sentindo, nos conectamos mais profundamente ao significado real do comportamento humano. Procure praticar a empatia, coloque-se no lugar do outro sem julgar. Isso é muito mais difícil do que parece, mas extremamente necessário para compreendermos o que de fato está sendo dito.

3. Use a intuição, mas tenha método

Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

Se você não tiver intuição, método nenhum vai ajudá-lo. Mas mesmo com ela você poderá fracassar. A intuição é uma condição necessária para encontrar soluções, mas não basta. É necessário ter um método para libertar, focalizar e criticar a sua intuição se você quiser chegar a soluções simples e práticas.

4. Aceite a simplicidade inerente das coisas

Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

Simplicidade inerente quer dizer que a realidade é governada por poucos elementos e que qualquer conflito existente pode ser eliminado. Aceite esse fato e se permita pensar com clareza.

Estes são apenas quatro pequenos exemplos de como podemos investigar, conectar, processar e criar soluções a partir de uma postura positiva e aberta.  

Quer saber como colocar a comunicação a serviço do seu negócio, venha tomar um café conosco.

Tuti Marques
Diretor da Agência Duplo