Marketing digital para o mercado imobiliário: uma necessidade

Em 2018 a Agência Duplo chega à sua maioridade. São 21 anos dedicados a desenvolver negócios e empresas utilizando a comunicação como meio de alcançar objetivos estratégicos, obter resultados e elevar ganhos.

Ao longo dessas duas décadas, o Brasil passou por diversas transformações socioeconômicas e políticas. Afastamos o fantasma da inflação, vivemos a euforia do crescimento econômico e o aumento do poder de compra pela classe média. Agora estamos lutando para sair de uma das maiores crises (econômica e política) de nossa história.

Ao longo de pelo menos 15 anos desse período, a Duplo tornou-se parceira de comunicação de diversas empresas do mercado imobiliário, setor que, depois de viver seu auge com valorização de preço dos imóveis, inúmeros lançamentos e aceleração nas vendas passa, desde 2014, por uma retração expressiva. As incertezas políticas, o aumento dos juros para controlar a inflação e a escassez de crédito impactaram o segmento, influenciando os índices negativos.

No entanto, já podemos perceber uma leve retomada. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – ABECIP, nos três primeiros meses de 2018 foram financiados mais de 44 mil imóveis, o que representa um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período de 2017. Porém, a euforia do crescimento muitas vezes faz com que simplesmente nosso negócio seja conduzido no modo automático, surfando a onda dos bons resultados. Quando a crise bate à porta, se o dever de casa não está feito, a empolgação inicial pode inclusive custar o próprio negócio. Esse cenário é bem conhecido por diversas incorporadoras.

Como otimista que sou, aposto em um mercado imobiliário bastante atrativo para 2019, principalmente a partir do segundo semestre. Rever os erros do passado e eliminar as velhas práticas de vendas e relacionamento com clientes adotadas na época do boom imobiliário é fundamental, assim como rever os investimentos em marketing.

E já que estamos falando em marketing: o marketing digital é mais do que uma realidade, é uma necessidade. No entanto, é  necessário otimizar os investimentos nessa área. Uma das grandes virtudes do marketing digital é a possibilidade de se mensurar os resultados das ações realizadas. As incorporadoras vêm investindo cada vez mais no digital, mas seus leads são captados e entregues diretamente para a equipe de vendas ou para imobiliárias externas, o que provoca a perda do controle sobre essas oportunidades.

O desafio, portanto, está em conectar de forma efetiva o marketing às vendas. E é isso que a Duplo vem fazendo para as empresas do setor imobiliário com que trabalha: redesenhando processos, definindo indicadores de desempenho comercial e de marketing e ajudando a organizar a gestão do relacionamento com o cliente para otimizar suas vendas.

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Guto Mattos
Sócio-diretor da Duplo