O ano da Inteligência Coletiva na ESPM-RS

LGPD: o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados no marketing da sua empresa
Agência de publicidade: por que contratar, se posso internalizar?
Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

Quem assina a sua marca com “Faça o Melhor” deve, no mínimo, dar o exemplo. E a ESPM-RS assim faz: todos os anos a Escola organiza a Noite de Prêmios, uma baita festa para celebrar a produção desenvolvida pelos seus alunos durante o ano. A ideia do evento é apresentar os talentos da casa ao mercado, mas uma noite seria pouco para comportar tantos trofeus, já que a premiação envolve diversas categorias de todos os cursos. Por isso, os que fizeram o seu melhor ficam registrados em um livro: o Anuário, que, nessa história toda, é um capítulo à parte – o nosso capítulo.

Na sua 5a edição em 2010, o anuário trouxe um tema e um ensaio fotográfico diferente a cada ano. Em 2009, o evento ficou em torno do tema “Coexista”, e o book veio ilustrado com excelentes fotos de pessoas pintadas em diferentes cores dos pés a cabeça. Para 2010, precisávamos fazer ainda melhor, e a Duplo M ganhou a tarefa de definir o tema, o ensaio e o padrão visual do anuário.

inteligencia

Este foi o tema proposto, que não poderia ser mais a cara da ESPM-RS: um ambiente de trocas e de geração de conhecimento, cada vez mais conectada com as novas formas de comunicar que a tecnologia proporciona. Definido o tema, precisávamos do conceito visual que ilustraria não só as páginas do anuário, mas guiaria também toda a produção gráfica em torno da 5a Noite de Prêmios. Já ouviu falar da técnica “Light Painting”? Pois foi “pintando com luzes” que decoramos as mais de 100 páginas do anuário. O conceito “coletivo” do tema foi aplicado na íntegra, e as fotos foram feitas com alunos, funcionários e pessoas aqui da agência. Nada de modelos profissionais e, acreditem, nada de Photoshop:

1

2

3

4

5

As fotos foram clicadas pelo mestre Manuel da Costa, coordenador do Centro de Fotografia da ESPM-RS, e a Direção de Arte foi trabalho nosso. Não é brincadeira quando a gente diz que a Inteligência Coletiva está presente em todos os detalhes desta edição: cada foto tem a participação de muito mais pessoas do que se pode enxergar. Nessa aqui embaixo, por exemplo, além dos três, passou pelo quadro um quarto elemento vestido de preto que não aparece na foto, mas foi responsável por desenhar o contorno com a luz. O mesmo foi feito em todos os cliques, e geralmente com mais de uma fonte de luz para criar o efeito. O resultado são essas belezas que a gente vê aqui:

6

7

8

9

10

11

Como a Noite de Prêmios da ESPM-RS é o nosso Carnaval, já começamos os trabalhos para fazer a de 2011 ainda melhor =)