O novo posicionamento da ESPM

LGPD: o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados no marketing da sua empresa
Agência de publicidade: por que contratar, se posso internalizar?
Humildade situacional para resolver problemas (parte 2)

A ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre, é uma das faculdades mais reconhecidas e aclamadas do Brasil. Em Porto Alegre desde 1986, a ESPM se consagrou como um dos mais fortes nomes na área de comunicação e negócios.

Logo ESPM

A ESPM sempre se posicionou como a melhor escola de marketing e negócios do sul do Brasil, e este posicionamento estava preenchendo, até onde se sabia, as lacunas de comunicação do cliente. A imagem de “a melhor” sempre foi associada à ESPM, e este fato nunca incomodou. Entretanto, a Escola queria mais.

A comunidade ESPM, composta por alunos, professores e colaboradores em geral, começava a se dar conta de que este posicionamento estava atrapalhando o que a ESPM realmente tinha de bom. Ou tudo o que ela tinha, já que o posicionamento só evidenciava uma parte.

Os primeiros passos deste trabalho foram de muita busca de informações: entrevistamos colaboradores, alunos de variados cursos e professores, minuciamos o trabalho e o posicionamento de cada concorrente, pesquisamos tendências.

A conclusão do trabalho levou a necessidade de encontrar um ponto de equilíbrio do discurso entre o lado emocional (a responsabilidade social, a atenção com os alunos, uma das melhores empresas para se trabalhar) e o racional (seriedade, estrutura, mercado, excelência, expertise) da Escola. Era preciso humanizar a ESPM.

Até que chegamos ao posicionamento, “Faça o Melhor”.

Novo conceito ESPM
Novo conceito ESPM

Este novo mote traduz a excelência da Escola, mostra as ações sociais da ESPM através de um trabalho paralelo complementar e convoca a comunidade a fazer o melhor.

Nada mais pertinente para a transmissão de um conceito que envolver o principal público para a construção das táticas. Para tanto, o comercial institucional foi materializado pelo  Núcleo de Áudio e Vídeo da Escola, formado por alunos, motivados por professores e colaboradores.

Faça o Melhor – Versão 60″

Faça o Melhor – Versão 30″

Professores e colaboradores conheceram o novo conceito e assistiram às duas versões do comercial em primeira mão através do evento “Galeria dos Sonhos”, que homenageia os funcionários que mais se destacaram no desenvolvimento da instituição. O então Diretor da Escola, Professor Sérgio Checchia, falou em tom emocionado ao público interno, que também recebeu camisetas com o novo conceito.

A transmissão do conceito aos alunos da Escola
A transmissão do conceito aos alunos da Escola
Alunos assistem ao novo filme em primeira mão
Alunos assistem ao novo filme em primeira mão

Com os alunos, a passagem de conceito não foi diferente: o filme foi exibido em horário nobre, com a versão de 60 segundos marcando a estreia com veiculação no Fantástico. Todos os funcionários e alunos foram avisados da estreia por SMS, recebendo uma mensagem antes e uma depois da veiculação. Os alunos também puderam retirar as suas camisetas com o novo conceito da Escola.

Os colaboradores da ESPM na transmissão do novo conceito
Os colaboradores da ESPM na transmissão do novo conceito

Mais do o que em resultado numérico, essa ação se refletiu no estado anímico da instituição.

“Faça o melhor” virou bordão dentro da Escola, sendo constantemente citado entre alunos, colaboradores e professores. O conceito estava absorvido antes mesmo de sua exibição final, tamanha a curiosidade e a empatia que o fato de ser produzido internamente gerou.

E para alegria geral de todos, enquanto a ESPM figurava mais uma vez entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, o filme Faça o Melhor recebia seu primeiro prêmio, obtendo bronze no Prêmio Colunistas de Propaganda do Rio Grande do Sul.