Todos os anos a ESPM-RS abre as suas portas aos estudantes do Ensino Médio, para que conheçam melhor a estrutura e os cursos oferecidos pela instituição. Em 2010, o evento ganhou o nome de “Aluno por 1 dia”, mesmo nome que a data já vinha sendo batizada na ESPM de São Paulo. Como orgulhosos ajudantes da importação dessa empreitada para os pampas, aqui estamos para mostrar com quantos números se fez o Aluno por 1 dia:
198 foi o número de alunos inscritos na edição gaúcha do evento. Contribuímos com esse número no desenvolvimento da linha criativa para a divulgação, que aconteceu com cartazes, folhetos, e-mail marketing, blog do curso de graduação e twitter – os dois mantidos aqui pela agência. Abaixo, o cartaz que esteve estampado nas paredes de escolas e cursinhos Porto Alegre afora:
92 foram os alunos que realmente estiveram presentes no evento, e que saíram de lá ainda mais inquietos do que chegaram. Todos os que foram abordados durante e depois do ‘dia de aluno’ se disseram mais do que satisfeitos com a experiência, mesmo que a maioria ainda continuasse, claro, com dúvidas sobre o curso que queria seguir – o que, convenhamos, é mais do que normal nessa faixa etária, e seria estranho se não fosse assim.
85 foi o número de alunos presentes na última edição paulista do “Aluno por 1 dia”. Se formos comparar as proporções das capitais, o ’92’ de Porto Alegre é um número para ser celebrado, no mínimo.
3 foram os dias em que o assunto foi coberto pelo blog da graduação ESPM, com conteúdo desenvolvido pela Duplo M. Além de fotos, conversamos com os alunos e trouxemos seus depoimentos para o blog. E isso nos levou ao próximo número:
500 foi a porcentagem de aumento no número de visitas ao blog da graduação nesses 3 dias. Durante o evento, os alunos foram avisados da existência do blog e da cobertura que seria realizada. No dia seguinte, foram relembrados por meio de e-mail marketing.
60 foi o número de novos seguidores angariados para o perfil espmrs, no twitter. E não foi por acaso: planejamos uma ação, em conjunto com a ESPM, que sorteava um curso de férias entre os que publicassem no seu microblog alguma mensagem com a hash tag “#alunopor1dia”. Uma forma simples e eficaz de colocar a instituição diretamente em contato com o seu público. Bingo.
Bom seria encerrar esse post com o número de pessoas satisfeitas com o “Aluno por 1 dia”, somando alunos, o pessoal aqui da agência e os envolvidos dentro da ESPM-RS. Mas seria uma equação muito complexa, e tem outro símbolo que representa melhor o resultado. Este: =)