O Vestibular de Verão ESPM

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A Graduação é um dos carros-chefe da ESPM, onde se destacam como principais atributos os professores atuantes no mercado e uma estrutura de primeira linha disponibilizada por poucas universidades brasileiras.

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Esta estrutura propicia aos alunos uma verdadeira experiência prévia de mercado através de situações que simulam o ambiente de atuação dos futuros profissionais. Tamanha preocupação e investimento no futuro profissional dos alunos rendeu a Escola um índice importante: 92% de empregabilidade junto aos alunos da graduação, segundo pesquisa realizada pelo CINTEGRA (Centro de Integração Aluno-Empresa da ESPM).

A Escola, que recentemente havia mudado de agência no período que antecede o vestibular de verão, queria os 92% de empregabilidade como tema da próxima campanha de vestibular. Nosso problema consistia na forma de transmitir um atributo tão importante a alunos que não faziam ideia do que aquele número se tratava, ou da sua importância em um futuro próximo.

A partir deste problema, desenvolvemos peças que traziam situações cotidianas onde o índice 92% realmente fazia a diferença. Como seria se 92% das cantadas dessem resultado? E se 92% dos países conversassem como forma de se entender melhor? E se 92% dos políticos cumprissem o que prometem?

O card convocando os alunos para a ação de guerrilha
O card convocando os alunos para a ação de guerrilha

Para esta campanha, criamos ações de mídia tradicional explorando a mídia externa, com outdoors, a presença através de anúncios em jornais e patrocínio em programas da MTV. Como centro do trabalho desenvolvido em mídia tradicional, criamos uma ação de guerrilha com alunos da Escola. Em um local próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, 745 alunos formaram o índice de empregabilidade da escola. A foto com os alunos formando o número estampou um anúncio veiculado no principal jornal do estado, e a ação reverberou em muitos sites locais.

E-mail marketing da campanha
E-mail marketing da campanha
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Como ações complementares a este trabalho, a ESPM realizou blitz em escolas de seu interesse, contamos com a distribuição de brindes, como os dadinhos, que ao contrário dos dados normais, onde cada face constitui um número de 1 a 6, no nosso jogo os dados eram diferentes. O primeiro dado apresentava todas as faces numeradas com o número 6. Já o segundo, apresentava o mesmo número 6 em 5 das faces, sendo que a face restante trazia o número 1. Acompanhado dos dados, um material explicava a mecânica do jogo, onde o aluno ganhava sempre que os dados somassem 12 pontos. O material chamava atenção para o fato de que é muito mais fácil ganhar quando há 92% de chances para isso.

Anúncio da ação de guerrilha
Anúncio da ação de guerrilha

O Vestibulounge constituiu uma das mais importantes formas de motivar os alunos que cursariam o vestibular a vivenciar a ESPM antes das provas. Neste evento, os alunos que prestarão vestibular visitam a Escola, conversam com os professores e conhecem toda a estrutura da ESPM em um coquetel. Nos Vestibulounges, a Escola costuma distribuir brindes envolventes aos alunos.

Um dos banners desenvolvidos para a campanha
Um dos banners desenvolvidos para a campanha

Como resultado, atingimos as metas estabelecidas de inscritos no vestibular e percebemos um ganho de conhecimento de marca da ESPM após este trabalho. A Escola, após a campanha, tornou-se mais conhecida pelos alunos, que passaram a considerar todo o investimento, a estrutura e o ganho em currículo que a ESPM proporciona em detrimento dos concorrentes. A campanha de vestibular de verão 2009 ESPM foi a maior prova de que podemos aproximar um conceito tão distante da realidade do público, facilitando seu entendimento.

E também prova que sabemos tirar da gaveta aquela estratégia que você já tem traçada, de um jeito diferente.